2011 - 2013 | Instrumentos Robóticos Autônomos para Coleta de Dados e Monitoramento Ambiental

Descrição: O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de sistemas autônomos integrados a rede de sensores para monitoramento e coleta de dados ambientais em zonas costeiras, fluviais e lacustres. Este projeto desenvolverá dois barcos robóticos de operação autônoma, com capacidade para a execução de tarefas de sensoriamento científico, coleta de amostras e monitoramento de reservas ambientais, sendo um barco dedicado para operações costeiras e outro para operações em rios e lagos na Região Amazônica. Outro objetivo do projeto é o desenvolvimento de uma arquitetura integrada de software para controle autônomo de barco robótico e projeto e construção de protótipos. Esta arquitetura será responsável pelo gerenciamento e controle do barco, planejamento e execução de trajetórias, comunicação com supervisores humanos localizados em bases de operações, localização e mapeamento.

Alunos envolvidos: Graduação (2); Doutorado (1);

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa

Integrantes: Dionne Cavalcante Monteiro; Aristides Pavani Filho (Responsável); Carlos Arthur Sobreira Rocha; Ricardo Fialho Colares; Raimundo Nonato de Lima Conceição; Antonio Geraldo Ferreira; Bruce Rider Forsberg