2010 - 2014 | Avanços em Modelos e Ferramentas para Gestão de Tecnologia da Informação

Descrição: Projeto PROCAD em parceria com a UFRGS que possui os seguintes objetivos: avançar no estado da arte com relação ao tema Gestão de TI através de uma abordagem interdisciplinar que integre competências distribuídas nos dois programas de pós-graduação envolvidos nas áreas de Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos, Inteligência Artificial, Engenharia de Software, e Métodos de Especificação Formal; investigar, construir e avaliar modelos, metodologias e ferramentas para auxílio ao processo de tomada de decisão gerencial em TI; realizar estudos práticos para problemas reais de empresas públicas de Tecnologia da Informação incluindo: o CTIC-UFPA, a infraestrutura de gestão da MetroBel e do NavegaPará; promover a definitiva inserção do PPGCC-UFPA no cenário nacional com a consolidação da pós-graduação para começar a oferecer o Doutorado em Ciência da Computação (curso inexistente na Amazônia Oriental).

Situação: Em andamento

Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Mestrado acadêmico ( 8) / Doutorado ( 2).

Integrantes: Rodrigo Quites Reis / Carla Lima Reis / Lisandro Zambenedetti Granville / Luciano P. Gaspary

Coordenador: Antonio Jorge Gomes Abelém

Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Auxílio financeiro.