2003 - 2004 Desenvolvimento de Ambientes Computacionais para análise de dispositivos e sistemas para redes de comunicações ópticas e móveis.

Descrição: PLANO DE TRABALHO DENTRO DO PROJETO: Ferramentas para Simulação e Avaliação de Redes Óticas Baseadas no GMPLS Descrição resumida: O GMPLS estende as funcionalidades e o plano de controle do MPLS para poder lidar com outros tipos de redes, inclusive com redes ópticas. Contudo, tais extensões ainda possuem uma série de questões em discussão e pouquíssimos ambientes laboratoriais ou de simulação que permitam testar essas novas funcionalidades (Abelém & Stanton, 2002a). A utilização de ambientes com funcionalidades que permitam simular o comportamento de redes ópticas com plano de controle baseado no GMPLS é uma valiosa ferramenta para profissionais e pesquisadores da área, pois permitirá analisar o comportamento desse tipo de rede face às modificações investigadas, assim como servirá para desenvolver e avaliar protocolos de redes de um modo geral. O objetivo deste projeto é desenvolver funcionalidades para o ambiente de simulação do projeto de modo a possibilitar a simulação do comportamento de redes ópticas com plano de controle baseado no GMPLS.

Situação: Concluído

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0).

Integrantes: Rafael Esteves.

Coordenador:Antonio Jorge Gomes Abelém

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Número de produções: C, T & A: 3