Estudo, Concepção e Validação de Novos Mecanismos na Internet do Futuro para Suporte de Sessões Móveis Multimídia com Alta Demanda de Recursos de Transporte (SMART)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Augusto José Venâncio Neto em 05/03/2015.

Descrição: Esse projeto tem como principal objetivo estudo, concepção e validação do arcabouço SMART (Suporte Confiável de Sessões Móveis Multimídia com Alta Demanda de Recursos de Transporte). O SMART segue o modelo desruptivo (clean-slate) para compor um arcabouço holístico no âmbito da Internet do Futuro (IF), e explora tecnologias de Redes Definidas por Software (Software-Defined Networks - SDN) e as enquadrada em aspetos vitais de infraestruturas baseadas em conteúdo para aprovisionar um sistema de comunicação verdadeiramente inovador. A ideia é suportar novos serviços que atuam para alcançar um ambiente de rede confiável e robusto, com capacidade de otimizar o funcionamento da rede e seu controle no sentido visando suportar aplicações multimídia móveis com Qualidade de Serviço (Quality of Service - QoS) e Qualidade de Experiência (Quality of Experience - QoE) garantidos em todo o seu tempo de duração. Além disso, os sistemas da rede tem suas estratégicas, mecanismos e métodos orientados a QoS e a QoE, no sentido de permitir guiar suas decisões de controle e alocação de recursos centrado na satisfação dos usuários móveis. Este projeto está inserido nos esforços do proponente com pretensões nas principais inovações: (i) definir parâmetros que representem os requisitos de QoS e QoE de sessões multimídias móveis; (ii) estender o OpenFlow com novas mensagens e comandos para atender as novas funções do SMART; (iii) predição de mobilidade por mudança de padrão de QoS/QoE tanto nos dispositivos móveis quanto nos APs; (iv) escolha do AP mais adequado aos requisitos de QoS/QoE visando a melhor conectividade sem fio; (v) classificação/priorização de quadros em fluxos multimídia, com proteção das regiões mais importantes do vídeo por meio de técnicas de Unequal Error Protection (UEP); e (vi) balanceamento de carga multi-path multi-homing sobre MPEG-DASH e Multipath TCP para maximizar vazão de dados. As contribuições deste projeto de pesquisa vão além de formação e trabalho conjunto internacional, incluindo um trabalho de extrema relevância em uma área altamente emergente, tendo como perspectiva contribuição no cenário mundial com perspectivas reais. (Projeto de Cooperação Internacional - CNPq - Brasil x Portugal).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eduardo Coelho Cerqueira - Integrante / Augusto J Venâncio Neto - Coordenador / Rui Aguiar - Integrante / Pedro Rosa - Integrante / Flavio Silva - Integrante.