André Figueira Riker

André Riker é professor adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA) e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC-UFPA). É doutor em Ciências e Tecnologias da Informação pela Universidade de Coimbra, Portugal. Atua como pesquisador do Grupo de Estudos em Redes de Computadores e Comunicação Multimídia (GERCOM UFPA) em parcerias com pesquisadores da Universidade de Coimbra, UFGRS, UFRN e FURG. É revisor de periódicos internacionais e membro de comitê de programa de eventos nacionais e internacionais na área de computação. As principais áreas de atuação de pesquisa são: Internet-of-Things, Security, Privacy, Sustainable Energy for Computing, Software Defined Networks, Federated Learning, Reinforcement Learning, FoG and Edge computing, Optimisation Models.